Trajetória

Fernanda

Meu nome é Fernanda Marques, sou mãe do Liam de 4 anos e da Maisie de 4 meses. Sou do interior do Ceará mas moro em Nova York há 15 anos. E há 15 anos trabalho com crianças.

 

Primeiro na Disney onde eu trabalhava no Piratas do Caribe mas também fazia algo que eles chamam de PAC (Parade Audience Control) quando os “castmembers” ficavam organizando o trânsito de pessoas e entretendo as crianças que esperavam o início dos desfiles. Era muito legal! Brincávamos de bola, bambolê, dançávamos. Foi aí que eu fui picada pelo bichinho e comecei a pensar em trabalhar com crianças.  Então, depois que o programa da Disney chegou ao fim, voltei ao Brasil e fui trabalhar numa creche bilíngue. 

 

Seis meses depois voltei para os EUA como Au Pair. Um intercâmbio cultural onde jovens de outros países moram com famílias e cuidam das crianças. Por um ano eu cuidei de duas crianças (3 anos e 1 ano) 10 horas por dia, às vezes 12.  Eu tinha 19 anos de idade e ser responsável pela integridade física e emocional de dois serezinhos assim tão nova me trouxe muita maturidade.

 

Quando o programa de Au Pair terminou, eu entrei na faculdade aqui para cursar Early Childhood Education (o que seria equivalente a pedagogia da primeira infância no Brasil). Fazia faculdade e trabalhava de babá até que finalmente fui contratada como professora.

Fui professora por quatro anos, dois anos numa creche em uma sala misturada de crianças de 3, 4 e 5 anos. E dois anos numa escolinha ( um ano com crianças de 3 e um ano com crianças de 4) onde eles usavam o método High Scope. 

 

Voltei a ser babá em tempo integral depois disso, porque, acreditem, eu ganhava o dobro. Fiquei com uma mesma família por 3 anos e fazia “bicos” com várias outras famílias.

Foi aí que veio meu primeiro filho e resolvi parar de trabalhar fora por um tempo. Voltei ao mercado de trabalho quando ele tinha 3 anos como Instrutora de uma empresa de Au Pair. Eu dava cursos para as meninas que chegavam aqui antes de elas irem morar com as famílias. Trabalhei 1 ano e meio na empresa ensinando Disciplina Positiva, Linguagem do Sinais para Bebês, Primeiro Socorros, Fases do Desenvolvimento Infantil, Desfralde e Como Criar Crianças Bilíngues. Eu saí da empresa em junho de 2019, grávida de 7 meses da minha segunda.

 

Nesse meio tempo eu peguei certificação de Educadora Parental pelo Positivo Discipline Association e frequentei um tanto de cursos na área. Mas nada me ensinou tanto sobre crianças quanto a convivência diária com elas por todos esses anos. 


Esse lugar então é para que juntos repensemos certos padrões e quebremos ciclos. Eu não estou aqui para dizer o que é certo ou errado. Estou aqui para dizer que você não está sozinha em sentir que é muito difícil educar. E para dizer também que pode ser um tiquinho mais fácil com algumas ferramentas. 

  • Pinterest
  • Telegam
  • Instagram

Siga o E Agora Educando nas redes sociais

© 2020 by E Agora Educando